qual o significado da frase laços fora saldados

permanência no Brasil de um herdeiro do trono português desagradou profudamente as Cortes de Lisboa, que tinham como objetivo restabelecer o poder de Portugal sobre a colônia. Enquanto isso, consolidava-se no Brasil três correntes políticas, o Partido Português - se reuniam todos os que queriam a antiga subordinação colonial à Portugal -, o Partido Brasileiro - consistia basicamente em manter o Brasil como reino unido a Portugal - e os Liberais Radicais - pregava imediata independência do Brasil.
Em fins de 1821, quando ficou claro o projeto das cortes de impor ao Brasil o status de colônia, os Liberais Radicais se uniram ao chamado Partido Brasileiro no esforço de manter D. Pedro no Rio de Janeiro. A primeira vitória do Partido Brasileiro contra as cortes foi o Dia do Fico, em 09 de janeiro de 1822. Nessa data, D. Pedro recebeu um manifesto com mais de 8.000 assinaturas pedindo a ele que desobedecesse as ordens de Portugal e ficasse no Brasil. Ao receber as listas, afirmou que ficaria.
Os políticos de Portugal não desistiram, continuaram enviando cartas exigindo o retorno do principe. A segunda vitória ficou conhecida como "Cumpra-se", D. Pedro assinou um decreto determinando que qualquer ordem vinda de Portugal só seria obedecida no Brasil mediante o cumpra-se do principe regente.
Meses depois, às margens do riacho do Ipiranga, D. Pedro recebeu duas importantes cartas: uma das cortes portuguesas e outra de José Bonifácio. A carta das cortes ameaçava mandar tropas caso o regente não regressasse imediatamente, a carta de Bonifácio continha um aviso: "Só existem dois caminhos: ou voltar para Portugal como prisioneiro das cortes ou proclamar a independência tornado-se o imperador do Brasil."
Em 7 de setembro de 1822, com o Grito do Ipiranga, oficialmente o Brasil conseguia sua independência política. Embora tenha sido de grande valor, este fato não provocou rupturas sociais no Brasil, o povo mais pobre sequer acompanhou ou entendeu o significado da independência.
A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda permaneceu desigual. A elite agrária, que deu suporte a D. Pedro, foi a camada que mais se beneficiou.

0 comentários: